DIZ-NOS O QUE ACHAS:

quinta-feira, 17 de junho de 2010

«As Obras Completas de William Shakespeare em 97 Minutos»

Não são 97 minutos certos, mas anda lá perto. E nós podíamos contar-vos o que achámos em 97 segundos se repetíssemos 97 vezes a palavra "genial". Mas não nos apetece fazer isso! Também não nos apetece escrever-vos 97 linhas a contar o quão genial, espectacular, alucinado, hilariante e "sei lá" que é... Por isso não sabemos bem o que fazer... mas, tudo bem, nós contamo-vos mais um bocadinho que isto...

Dois elementos aqui do vosso Culturesco foram ontem assistir à tal peça de teatro. A reserva teve de ser feita com um mês de antecedência, porque parece que está sempre esgotado. Está em cena vai para 13 anos e parece que 200.000 mil pessoas já viram, ou se calhar não, porque pelas pessoas que já lá voltaram uma e outra vez... Ontem do Culturesco estava uma pessoa pela primeira vez e outra que já era a terceira vez a que assistia. Quem viu a primeira vez ficou rendido... E quem viu pela terceira vez, que já estava rendido, ficou ainda mais rendido, pela diferença, pela actualidade e pela panóplia de disparates que nos fazem rir.

Vão adaptando a peça ao que se vai passando no país, até porque há 13 anos ainda não se sabia da facilidade de tirar uma Licenciatura na Universidade Independente... Mas o pretexto e o ponto de partida é o mesmo de há quase 13 anos: as obras de W. Shakespeare - comédias, tragédias e sonetos - estão lá todas e nem nos apercebemos!

São três actores em palco que metem (literalmente) saias, perucas, casacos, mais perucas e saias... uns vómitos pelo meio e imaginem - todas as pessoas adoram! Umas correrias pela sala, uma interacção forte, próxima (e também ela alucinada) com o público fazem deste espectáculo algo fantástico.

O conselho de irem ver é óbvio! Mas se quiserem ir lá para Setembro o melhor é reservarem agora! Até lá têm tempo para arranjar o dinheiro: 20 euros - o normal; 15 euros - menores de 25. É para toda a família acima de 12 anos. Aconselhamos que vão de bexiga vazia e com muitos problemas por resolver, porque com tanta gargalhada, vão ficar mais fáceis de ser solucionados!
...
Ah, como é óbvio, nenhuma das palavras aqui escritas descreve verdadeiramente a experiência que é assistir ao vivo a uma peça tão bem elaborada! Vão ver que depois percebem!

1 comentário:

Uma estela disse...

pelas vossas palavras o bichinho já cá ficou...

Estela