DIZ-NOS O QUE ACHAS:

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Saramago: e agora?

Que ganhou o Prémio Nobel, que tem Portugal no sangue e o Comunismo no coração todos sabemos... Mas gosto de pensar que tem mais... que acima de tudo, era um escritor, alguém que viveu as letras como eu e alguns milhares sonham um dia poder fazer... É assim que o recordo hoje, e que hei de o recordar outros dias!

Este texto não tem nenhum propósito claro, não tem um objectivo final, não tem algo que não Saramago para comemorar. Na maioria, as pessoas da minha idade (ou próximas dela) não gostam do escritor, criticam o «Memorial do Convento» de boca cheia e criticam a sua escrita. Eu olho-os perplexo: como é que alguém que ganhou o melhor e mais prestigiado prémio cultural pode não saber fazer aquilo que lhe deu o mérito de o receber?

Muitos, sei que lhe têm esse "mau-gosto" (prefiro chamar-lhe isso a ódio) por lhes ter sido imposta a leitura, no contexto do Ensino Secundário, da obra «Memorial do Convento». Eu não o li. Tinha de o ler, mas não o li. Li «As Pequenas Memórias», vi o filme «Ensaio Sobre a Cegueira», vi entrevistas e reportagens, preparei dois ou três trabalhos sobre a vida e obra de Saramago e gosto de pensar que o conheço bem, ou pelo menos "mais-ou-menos".

Não li o «Memorial ... » porque já conhecia a história, porque já conhecia o Convento, porque também eu criticava a sua escrita... Mas fiz, com duas colegas a representação do momento em que Blimunda e Baltasar se conhecem, com a presença e benção do Padre, ... só de me lembrar... Adoro o simbolismo carregado nos nomes «Sete-Sóis» e «Sete-Luas». Adoro a presença assumida da letra «B» nas iniciais dos nomes daquelas personagens. Isso faz-me sorrir, porque me traz as recordações do secundário, dos colegas, da professora e também do conhecimento que ali construía acerca da vida e obra de Saramago.

É conhecido que Portugal não prima pelo "bom-trato" aos seus escritores enquanto vivos. Que Fernando Pessoa morreu há algum tempo e que ainda hoje não é aproveitado e divulgado o suficiente, e Saramago? Como será agora com Saramago? Em vida já tinha tido algum do merecido reconhecimento, e agora? Será que os preços dos livros vão aumentar e agora o povinho vai começar a perceber o génio por traz de alguém que teve a capacidade para escrever e viver a Cultura até ao fim dos seus dias? Esperemos que sim. Não pelo preço dos livros, mas pelo (re)conhecimento que agora, portugueses e não só, vão adquirir, comemorando a cada página uma escrita diferente, mas um génio comum... como todos os outros génios: diferente!

Enfim, como disse, este texto não tinha nenhum objectivo, nem propósito. Ou se calhar até tinha: o de me fazer escrever sobre o que tenho visto e ouvido desde a morte do único Nobel Português, do único Saramago.


[O blogue Culturesco pretende ser um espaço assumido de Cultura, e, por isso, não poderia deixar passar em branco tal acontecimento. E porque não é um texto de equipa, ou algo ponderado por todos, o seu autor é Xavier Baltazar Pereira. Imagem aqui. Sabe-se ainda que esta é uma de várias opiniões existentes sobre o assunto. Aceitam-se comentários de qualquer espécie, desde que cumpram o civismo e não se entre num prisma de discussão mesquinho, como se verifica por vezes, assim, reforça-se: esta opinião é individual, e o blogue Culturesco aceita outras opiniões. A opinião aqui expressa é unicamente da responsabilidade do seu autor.].

2 comentários:

Diana disse...

Porque que eu sei quem escreveu este texto?
é a pura da verdade. Eu Não li, nem tenho vontade de ler mas não deixo de admitir que ele foi Superior!

Diana disse...

Esteve nesses momentos de secundário!