DIZ-NOS O QUE ACHAS:

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

«As Muralhas de Elsinore» - Teatro Municipal Mirita Casimiro (19/08/2010)

As 'muralhas' são todo o cenário existente. Mas não são umas 'muralhas' quaisquer. São «As Muralhas de Elsinore». Ou seja, são as muralhas das perguntas difíceis, com resposta difícil de dar e de ouvir; são as muralhas que escondem as pessoas invisíveis e os fantasmas que todos acabamos por criar; são, afinal, as muralhas que vemos todos os dias.
Mas estas muralhas são diferentes. São as muralhas que nos são trazidas pelo grupo "Diz Teresa Cinzenta" - um nome giro, que tem ideias ainda mais giras, ou não fossem eles (o grupo todo)autores da peça, da música, dos fatos, da encenação e do mui-habilidoso cenário. É verdade, é um novo grupo de teatro que, a continuar com o que vimos hoje, se juntam ao grupo que vai dar um futuro feliz, trabalhoso e garante de qualidade ao Teatro Português, mas isso é só o que nós pensamos.

Adiante... Sim, hoje fomos ver «As Muralhas de Elsinore» e vimos como os guardas Francisco e Bernardo (ou Bernardo e Francisco) viveram toda a história da mais famosa personagem de Shakespeare: Hamlet. Já todos ouvimos falar de Hamlet, mas de Bernardo e Francisco nem tanto. Mas é pena, porque são eles que nos trazem Ophelia, Rute - a Rameira, e muitas mais personagens que levadas à cena por Sara Prata, Rodrigo Saraiva, Romeu Vala, Alexandre Carvalho e Hugo Barreiros, e ainda com o fio condutor desta história - na voz e presença marcante de Vera Feu, nos mostram o quão difícil pode ser viver sem saber o que se é, ou viver sem saber o que é a poeira, ou mesmo viver sem saber o que é a vida e o que é a morte.

Um espectáculo forte, de hora e meia, com performances muito habilidosas, que formam um momento marcante, ou pelo menos um momento com marca. O Culturesco gostou muito e aconselha vivamente (é mesmo para irem, sim?). Está em cena no Teatro Municipal Mirita Casimiro (Monte Estoril) até dia 29 de Agosto, de quinta a domingo, sempre às 22.00. O bilhete é só 8.50€. Aproveitem!

Sem comentários: