DIZ-NOS O QUE ACHAS:

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Festa do Avante! 2010 - apostas Culturesco


É já amanhã que começa a Festa do Avante! A Festa do Avante é uma festa organizada por um partido político Português – O PCP (Partido Comunista Português).

Como tal, a Festa do Avante não é um festival como se diz por aí. A Festa do Avante, é uma FESTA no verdadeiro sentido da palavra que dura três dias! Dia 3, 4 e 5 de Setembro, se se dirigirem à Quinta da Atalaia (no Seixal) poderão:

1 - COMER BEM. A Festa do Avante, tem espalhada pelo recinto, "casas" que representam o Partido Comunista Português quer em Portugal, quer pelo mundo. Poderão então deliciar-se com belos chouriços, queijinhos, entremeadas, caldeiradas, leitões, feijoadas, borregos, assados disto e daquilo, comida Colombiana e Cubana (entre outras), o fantástico Bolo do Caco típico da Madeira (que me faz estar largos minutos na fila, mas que compensa bastante), e muitas outras delícias à vossa disposição. A oferta gastronómica desta Festa, é sem dúvida, imensa e sempre, sempre cheia de qualidade.

2 - OUVIR BOA MÚSICA. A Festa do Avante, conta com um palco principal (Palco 25 de Abril), por onde vão passar Pedro Abrunhosa e Comité Caviar, Bernardo Sasseti Trio, Deolinda, Diabo na Cruz, Expensive Soul, Os Dias de Raiva, Peste e Sida e Tim e Companheiros de Aventura, entre os principais.

Depois temos o Auditório 1º de Maio, dedicado na sua maioria a música Jazz Portuguesa e não só.

A casa de Setúbal, a casa de Santarém, e o palco Novos Valores, contam com música alternativa, duelos de hip-hop, música típica Portuguesa, surpresas, e coisas de que vocês não estão de todo, à espera.

Existem sempre diversos concertos em simultâneo. Os nomes por vezes não são conhecidos, nem vos chamam à atenção, mas se ficarem um bocadinho, garanto-vos, que em nenhum deles se vão arrepender.

3 - ABRIR HORIZONTES, DISCUTIR IDEIAS POLÍTICAS, OUVIR OPINIÕES. A Festa do Avante é uma festa de um partido político. Como tal, a política está presente. São muitos os debates, a propaganda, os cartazes, as manifestações e as discussões, mas se quiseres passar ao lado deste aspecto, tens total liberdade para o fazer!

No domingo, por volta das 18 horas, Jerónimo de Sousa – o líder do Partido Comunista Português há já alguns anos – sobe ao palco 25 de Abril para o comício.

4 - ACAMPAR. Pois claro que nesta Festa, não falta o espírito do campista. Podem acampar no parque de campismo perto do recinto, que esgota cedo, ou nas imediações da Festa. Arranjam sempre um buraquinho.

5 - UMA FESTA BARATA. A EP (Entrada Permanente) custa 19,90€ e dá entrada para os três dias – não tem é o campismo incluído.

O que me leva já desde 2006 à Festa do Avante, é o espírito que ali se cria. Deixam de ser pessoas, e passam a ser camaradas. Camaradas e amigos. Na Festa do Avante, todos são amigos. A Carvalhesa este ano, faz 25 anos. É uma música que toca na Festa várias vezes por dia, e que me arrepia sempre que falo nela, ou a ouço. É uma música, que te permite dançar da forma mais disparatada que te apetecer. Saltas ao som da música, abraças camaradas, gritas, corres, fazes o que tu quiseres, durante uns 5 minutos, ao som de uma música que passa várias vezes ao longo dos dias. O que mais me marca, nesta Festa, é toda a gente estar dispersa, e mal se ouvem os primeiros acordes, toda a gente pára e deixa o que estava a fazer, para descer a correr para o palco principal, e se juntar à multidão que já ali dança. Para muitos o aspecto político é o menos importante.

Apareçam, garanto-vos que vão querer voltar.


Texto de: Catarina Brandão

(correspondente Culturesco na Festa do Avante! 2010)



Nota: Este texto é da exclusiva responsabilidade da sua autora. Não representa, e não tem o objectivo de representar qualquer cor política do Projecto Culturesco, que mais não faz do que reconhecer nesta Festa uma mostra cultural e de reconhecimento do valor artístico de Portugal. Julgamos que mais do que uma Festa Comunista é uma Festa, uma Festa Portuguesa com Cultura e Arte de Portugal – e por isso, e só por isso, já merece o reconhecimento do Projecto Culturesco. A Catarina Brandão vai marcar presença e quando regressar conta-nos como tudo correu.

1 comentário:

' Claudjinha disse...

o melhor de tudo isso foi o jazz português!! isso adorei.